INTERIORES

APARTAMENTO AUXILIADORA

Localizado no bairro Auxiliadora em Porto Alegre, o quarto de 15,5m² de área útil, do jovem morador levou quatro semanas para acontecer.

O morador é um jovem de 26 anos que mora sozinho, com perfil despojado e de bom gosto. Uma de suas premissas era que seu quarto tivesse uma parede de tijolos aparentes, qual sempre sonhou, e um local para estudar. Foi necessário descascar a parede para descobrir se teríamos tijolos maciços, e a surpresa não poderia ter sido melhor, tijolos lindos e muito bem colocados. O branco tem predomínio, nas paredes e no teto, junto com os tijolos aparentes e a viga descascada assinam o projeto. O estilo vem junto com o morador, além do quarto ser o local que mais usa, ele queria um local aconchegante e moderno. Dessa maneira o projeto foi direcionado para um estilo industrial intimista.

Portanto para atender suas colocações, a porta janela da sacada foi retirada, dessa maneira a área da sacada que não era utilizada pelo morador, foi integrada ao quarto, um ganho de 3m² que possibilitou a criação do home office e de um espaço para relaxar e ler próximo a janela, ganhando tom azul. Para integrar os dois espaços foi necessário nivelar o piso da sacada com o piso interno existente. Para isso foi escolhido um piso frio, diferente do original, para assumir a diferença, mesmo o espaço sendo integrado o piso os delimitou, a área mais íntima da área de estar.

A iluminação foi distribuída de uma forma mais cênica. Um trilho de calha perfilada circula pelo centro da peça, um pendente cai na lateral da cabeceira da cama e uma luminária de mesa se torna uma luminária de piso sobre livros, o que da charme a outra lateral da cama.O projeto possui personalidade, um estrado pintado virou a cabeceira, a estante de ferro é projetada para o espaço, e para a necessidade do cliente, que queria que uma parte da estante saísse para virar uma mesa de apoio sobre a cama, na qual poderia apoiar o computador e seu café. O guarda roupa grafite, fecha a lateral do quarto, tão integrado que praticamente desaparece ao fundo harmonizando o espaço.

Destaque para a Poltrona Linulus, peça de tiragem limitada em alumínio polido, fabricada em alumínio puro, que foi lançada na BoomSPDesign 2017. E para a luminária Cascalho, luminária que leva o conceito de upcycling feita com restos de vergalhão de obra, descarte de mdf e resto de lascas de basalto. Ambos projetos de Eloisa Piardi Ricchetti.

Fotos: Ricardo Jaeger
Projeto: Eloisa Piardi Ricchetti e Camila Lopes Camargo

Veja também